Segurança em viagem

Segurança em viagem

21 de Março, 2020 0 Por BernardoCaetano

Quando pensa na sua viagem é lógico que a segurança está no topo das suas prioridades, ninguém quer estragar o seu descanso e as suas merecidas férias por esta razão. Por isso, é importante ter em conta que muitos males podem ser prevenidos se tomar atenção a algumas das dicas que lhe vamos dar aqui, que essencialmente se baseiam em bom-senso e cautela. De salientar que ser paranóico em relação à segurança do lugar também não é saudável.

É fácil para um europeu ter aquela sensação que o mundo é um caos de insegurança e mal fora desta fortaleza europeia, mas é preciso ter em conta que apesar de haver zonas do globo a evitar e que é de senso comum, seja por estarem em guerra ou por efetivamente os níveis de criminalidade serem altíssimos, essas situações estão felizmente em minoria.

É facto que o desconhecido pode gerar insegurança mas aquilo que vês nos telejornais é muitas vezes exagerado e com uma visão parcial que te leva a formar um preconceito sobre os locais.

A verdade é que a quantidade de gente que conhecemos em viagem e que estavam dispostas a ajudar desconhecidos que nem falam a sua língua e sem receber nada em troca foi largamente superior a quaisquer situações de insegurança que possamos ter sentido. Ou seja, “don’t panic” porque é muito maior a probabilidade de lhe acontecerem coisas extraordinárias durante a viagem.

ANTES DA VIAGEM

SEGURO

Um seguro é fundamental para garantir a sua segurança em viagem: estar protegido contra o inesperado, principalmente quando se fala de assistência médica no estrangeiro, que te poderá sair muito cara sem seguro de viagem quando se fala de países fora da união europeia. Outro benefício é que poderá viajar com mais tranquilidade quando há situações que escapam o seu controlo como cancelamentos ou atrasos. Quando se fala de seguros quanto mais tempo planeia ficar fora do país e quanto mais equipamento electrónico levar mais aconselhável se torna. Mas o seguro está sempre incluido nos nossos pacotes!

DOCUMENTOS

O problema de levar somente o passaporte ou, por exemplo, o bilhete de avião em si é que se os perde pode ser muito difícil voltar a obter esse mesmo documento principalmente quando está em sítios onde nem há acesso á internet.

Por isso, deve digitalizar tudo e guardar uma cópia no seu email e enviar para alguém de confiança, ou melhor ainda, ter fotocópias de todos os documentos que possa, até de seguros ou alguma receita médica. F

azer isto não custa muito e acredite que pode valer muito a pena.

BAGAGEM

A escolha da bagagem depende muito do dinheiro que pretendes gastar, da duração da tua viagem ou mesmo da sua escolha pessoal. Mas convém ter em conta que as companhias aéreas podem cobrar muito mais pelo seu bilhete se levar bagagem de porão que pode muitas vezes acabar perdida algures.

Não há nada melhor do que uma pequena mochila para usar no seu dia-a-dia para poder andar de mãos livres a conhecer o destino.

CONTACTOS

Partilhe com aqueles que lhe são mais próximos os locais por onde vai passar, o seu roteiro, para ter sempre um “anjo da guarda” em caso de emergência. Vá atualizando os locais onde se encontra, eles ficam mais descansados e mais seguros.

SAÚDE

Quando falamos em segurança em viagem a saúde é um dos pontos fundamentais. Por vezes seria bom podermos andar com uma farmácia ambulante, mas a verdade é que na hora de fazer a mala temos de fazer escolhas.

Limite-se ao essencial, aquilo que é mais comum em viagem que são dores de cabeça, problemas intestinais e constipações.

Quando pensa em ir para destinos onde há problemas de saúde pública e doenças com nomes difíceis de pronunciar, não hesite em ir à consulta do viajante em Portugal, eles vão-lhe indicar absolutamente tudo, desde as vacinas que deve tomar àquilo que não deve comer, dependendo do local do mundo para onde vai.

O único senão é que a consulta do viajante deve ser marcada com pelo menos um mês de antecedência ou arrisca-te a ter que ir a um hospital longe da sua casa por falta de vagas. Não se esqueças de receitas médicas que precise, até para justificar no aeroporto.

DURANTE A VIAGEM

DINHEIRO OU OUTROS PERTENCES

A regra de ouro é manter tudo sempre junto ao corpo, e dificultar ao máximo o acesso, dificultando o trabalho aos carteiristas, é uma espécie de quebra cabeças para ladrões, espalhando em vários bolsos e pontos de difícil acesso, em diferentes montantes.

Outra dica útil de segurança é nunca mostrar muito dinheiro quando se está a pagar, não mostrar que somos turistas e que nem sabemos o valor do dinheiro.

Poderá usar uma bolsa à cintura que depois se esconde debaixo da roupa e que é desenhada para ser discreta, já a pensar na segurança do viajante. Tente não usar multibanco á noite, em áreas pouco movimentadas e informa-se se existe algum perigo de clonagem do cartão em certas caixas.

Não saia á rua com documentos ou pertences que convém não perder e guarde-os no cofre do hotel, a menos que sejam mesmo necessários. Se o hotel não tiver esse serviço, dificulte o seu acesso aos pertences escondendo-os bem na mala. Nos transportes públicos ou locais com muita gente, tenha especial cuidado com os carteiristas, que são muito comuns inclusive em cidades europeias.

ESQUEMAS

É muito fácil sermos atraídos pelos preços demasiados baixos, e quando dizemos “parece impossível” é porque provavelmente é mesmo. Infelizmente existe sempre aqueles que querem aproveitar-se dos turistas que desconhecem como as coisas funcionam no local, tal como os preços. Um exemplo disso são os táxis no aeroporto que cobram o preço que quiserem para nos levar até ao hotel sem sabermos o preço real daquele serviço.

E o pior é que em alguns países há uma inexplicável tolerável como estes fenómenos, inclusive a polícia que até pode estar envolvida. Quando vai cambiar dinheiro esteja sempre atento á taxa de câmbio que pode ser desproporcionada, bem como ao dinheiro falso. Esteja atento a estes fenómenos.

QUESTÕES CULTURAIS

Lembre-se que os costumes e formas de estar não são iguais em todas as sociedades e mesmo que não concorde é assim que as coisas funcionam e ninguém poderá mudar esta questão.

Por exemplo o simples ato de fotografar é visto por alguns na Bolívia como algo que lhe “roubará a alma” ou regatear é também muito mal visto pela sociedade, sendo quase um ato de roubo, o que pode pôr em causa a sua segurança em viagem.

Por isso, o melhor é aceitar e respeitar.

SEGURANÇA ALIMENTAR EM VIAGEM

Em países em desenvolvimento nunca beba água da torneira, compre água engarrafada, nem beba nada com gelo porque provavelmente é água canalizada, tenha ainda atenção á comida que deve estar sempre bem cozinhada e evite carnes vermelhas.

Nos países desenvolvidos, regra geral, não há problema com água da torneira. Além disso, para prevenir não confie muito na comida de rua, mesmo que saiba bem á carteira, podes vir a ter surpresas desagradáveis.

ESCOLHA BEM OS LOCAIS

É de senso comum que a sua experiência num país ou cidade pode depender muito dos sítios que elege para ir, por isso informe-se da segurança da zona onde fica situado o seu alojamento.

Há que zonas são melhores para sair á noite, se é melhor ir acompanhado ou não, aquele tipo de coisas que até o recepcionista lhe indicará.

Além disso, tente controlar aqueles impulsos de se aventurar por bairros que sabe á priori serem complicados em termos de segurança.

Se se vires numa situação em que se sintas inseguro, não mostres medo, tenta sair do local como se o conhece bem e tente não mostrar que está perdido e ande de forma confiante.

Seja como for, como já foi dito, não pode deixar que estes receios o condicionem demasiado a viagem, há que saber aproveitar ao mesmo tempo que se é cauteloso, é possível ter as 2 coisas!